A importância do marketing de conteúdo para médicos – e como utilizá-lo para sua clínica ou consultório

Marketing de Conteúdo Médico

O marketing de conteúdo possui o objetivo de atrair, conquistar e manter clientes para as empresas por meio da Internet, independentemente do produto ou serviço que ofereçam ou da área de atuação da companhia. E para a área da saúde não é diferente.

Para muitos hospitais, clínicas e, até mesmo, para o próprio médico, o marketing de conteúdo é considerado fundamental, embora muitos ainda não invistam nesse recurso.

Entenda agora a verdadeira importância do marketing de conteúdo para a área médica e como ele pode ser utilizado em sua clínica ou consultório.

Por que médicos devem investir em marketing de conteúdo?

Para especialistas, talvez seja difícil de imaginar, mas, assim como as pessoas fazem para pesquisar informações sobre um serviço ou produto que as interessam, elas também buscam informações relacionadas à saúde na internet. Por exemplo, quando elas apresentam algum sintoma atípico ou se interessam por um determinado procedimento, elas procuram por isso na internet.

De acordo com uma declaração da empresa Google, a cada 20 pesquisas realizadas no buscador, uma é relacionada à saúde, o que corresponde a 5% de todas as buscas realizadas no site. Esse número é tão notório que, desde 09 de março de 2016, a empresa criou o Google Health — uma área na página de resultados que exibe um resumo sobre a doença ou problema de saúde relacionado à pesquisa realizada pela pessoa.

Essa ferramenta foi pensada pela empresa devido à preocupação em fornecer conteúdo relevante e confiável às pessoas que pesquisavam sobre saúde, visto que esse volume é bastante expressivo, como constatado pela própria companhia.

Então, se até o Google está preocupado em trazer conteúdo relevante, nada mais natural do que os principais interessados com isso, ou seja, as clínicas e os médicos, passem a investir em marketing de conteúdo. Afinal, qual cirurgião plástico não quer ser encontrado na primeira página do Google quando alguém procura por “rinoplastia”?

Quando uma pessoa busca determinado sintoma ou procedimento no Google, ela não olha todas as páginas de resultados, sendo que 94% das pessoas nem sequer passam da primeira. Mas, caso ela encontre o que procura em um determinado site e sinta confiança naquele conteúdo que está lendo, ou seja, se o texto responder as dúvidas dela, ela passa a criar uma conexão com a clínica ou, muitas vezes, até mesmo com o especialista.

Dessa forma, caso algum dia ela precise marcar uma consulta, ela lembrará daquele nome, visto que, para ela, é uma autoridade no assunto.

Mas, para chegar até a primeira página, é necessário investir em marketing de conteúdo e utilizar estratégias adequadas para a área médica.

Quais estratégias de marketing de conteúdo podem ser aplicadas para sua clínica ou consultório?

Não adianta apenas escrever e não fornecer um conteúdo relevante, que vá esclarecer as dúvidas que as pessoas estão buscando ou, até mesmo, que seja muito técnico, de forma complicada e que não desperte o interesse das pessoas.

Quando as pessoas entram numa página para ler um conteúdo, seja uma publicação em blog ou, até mesmo, uma página na qual conste as informações sobre a clínica ou o médico, elas estão em busca de respostas. Se essa resposta não ficar clara ou a pessoa simplesmente não a encontrar na página, ela não vai permanecer ali por muito tempo e o tempo de permanência do usuário em uma página é uma das principais formas que os buscadores, como o Google, utilizam para avaliar se aquele conteúdo merece ou não aparecer entre os primeiros resultados.

Hoje em dia, as pessoas têm tanta informação à disposição que, se você não for direto ao ponto e der a resposta que elas buscam com aquele conteúdo, elas vão para outro site até encontrar algo que as satisfaça. Por meio das estratégias corretas de marketing de conteúdo, é possível atrair o cliente em potencial, reter a atenção dele e, até mesmo, convertê-lo em um lead (momento em que a pessoa agenda a consulta).

Essas estratégias podem incluir a produção de e-books sobre determinados procedimentos que a clínica ou o médico possuem maior interesse e especialidade, como cirurgias plásticas ou partos, por exemplo. Além disso, a produção de textos próprios para o site da clínica ou do médico, artigos para o blog que sejam relevantes, entre outros tipos de conteúdo.

Como aplicar uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo para médicos?

Assim como em qualquer área de atuação, para garantir que o investimento realizado em marketing de conteúdo irá gerar bons frutos para a clínica ou médico, existem alguns fatores que merecem total atenção, tais como:

  • Ter um objetivo claro: Ao aplicar o marketing de conteúdo, é necessário entender os objetivos da clínica ou do especialista. Por exemplo, uma clínica pode desejar aumentar o número de pacientes para determinado procedimento bem como aumentar a visibilidade da marca. Com um médico pode ser a mesma coisa, ele pode desejar aumentar o número de consultas, como também apenas ser reconhecido como uma referência em determinado procedimento;
  • Conhecer o público que atende e que pretende atender: Muitas vezes, as clínicas e médicos acreditam que o principal público que atendem pertencem a determinada classe social ou, até mesmo, região de residência quando, na verdade, o público real é totalmente diferente. É preciso conhecer quem de fato é o atual paciente para, então, utilizar as ferramentas corretas para atingir os pacientes que deseja. Por exemplo, se uma clínica de reprodução humana acreditar que o público-alvo deles é da classe A, devido aos preços dos tratamentos ou localização da clínica, enquanto a maioria das pessoas que marcam consultas e realizam os procedimentos são, na verdade, da classe B ou C, não adianta utilizar uma linguagem que não atinja o público correto, a não ser que a intenção seja a mudança de perfil dos pacientes;
  • Analisar os resultados: Uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve ser capaz de atingir os objetivos esperados pela clínica ou médico. Com um texto de blog bem elaborado é possível que sejam marcadas consultas. Contudo, para mensurar esses resultados, é necessário ter uma equipe bem treinada para realizar o atendimento, assim como uma assistência na parte analítica.

Por isso e por outros motivos, existem diversas vantagens em contratar uma agência de marketing digital especializada.

Quais são as vantagens de contratar uma agência de marketing digital especialista no segmento médico?

Apesar de parecer simples, escrever exige técnica — principalmente na área médica, que possui diversas exigências e, até mesmo, restrições. Uma agência de marketing digital que já possui experiência com o marketing de conteúdo voltado para o segmento médico ajuda muito a não ter nenhum tipo de erro que possa gerar alguma penalidade para o site ou algo do tipo.

Além do know how voltado para a parte de análise de resultados, que chegam até o cliente de forma prática, por meio de envios de relatórios específicos, uma agência focada em marketing de conteúdo para clínicas e médicos sabem exatamente os limites que podem atingir com a produção de conteúdo, de forma a respeitar às imposições do Conselho Federal de Medicina, por exemplo.

Outra vantagem, também, é que, devido à experiência adquirida, a agência especialista no segmento médico possui fontes de pesquisa seguras e confiáveis, garantindo, assim, que os conteúdos produzidos não forneçam nenhuma informação equivocada e que vá prejudicar a reputação da clínica ou do especialista.

Caso esteja interessado em investir em marketing de conteúdo para sua clínica ou consultório, entre em contato com a WSI, uma agência especializada em marketing digital para a área médica.




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