7 Maneiras Rápidas de Melhorar o SEO da sua empresa

Google Pinguin

Search Engine Optmization (SEO) é vital dentro de uma boa estratégia de Marketing Digital. 89% dos profissionais de marketing no mundo classificam o sucesso em SEO como capaz de melhorar rankings de pesquisa, aumentar tráfego no website e gerar mais leads.

No entanto, o SEO bem feito e moderno pode levar tempo até começar a gerar resultados. Hoje, o SEO está relacionado a construção de reputação com usuários e mecanismos de buscas como o Google, e isto não é algo que seja facilmente conquistado do dia pra noite. As técnicas black hat que costumavam produzir resultados rápidos já não funcionam mais. Os usuários querem qualidade, e o Google é o responsável por esta entrega.

Por sua vez, as empresas querem resultados. Pra ontem.  Então, o que o profissional de Marketing Digital deve fazer para melhorar o SEO de sua empresa?

Enquanto que a maioria das promessas de ganhos rápidos em SEO levantam suspeitas (e com razão) existem algumas considerações de aspectos que podem atualmente estar dificultando a obtenção de melhores resultados em SEO. Revisar e consertar aspectos técnicos e atualizar sua estratégia são tarefas que definitivamente podem renovar o seu SEO e ajudar a conseguir ganhos rápidos.

SEO Técnico – Ganhos Rápidos

SEO técnico é o que a maioria das pessoas pensa quando escuta a palavra “SEO”. Embora o SEO técnico não traga ganhos significativos a longo prazo, alguns aspectos técnicos podem prejudicar até mesmo a melhor estratégia do mundo se não forem configurados corretamente. A boa notícia é que ajustá-los pode resultar em alguns ganhos rápidos de uma forma extremamente simples.

1.      Use Palavras-Chave Apropriadamente

Se você estiver planejando seus conteúdos em torno de palavras-chave relacionadas a atuação da sua empresa, então não há dúvidas sobre quais as palavras apropriadas para uma peça de conteúdo. Embora os mecanismos de buscas façam constantes inspeções e repressões de combate ao Spam, as palavras-chave sempre terão uma importância essencial no SEO, pois são elas que se comunicam com os buscadores.

O que cabe a você, como profissional, é utilizá-las de forma adequada – de modo que apareçam nos resultados de busca, no conteúdo e também em forma de imagens e mídias ao longo do texto.

  • Nos resultados de busca – O título e a meta description que representam a página de destino nos resultados de busca são snippets totalmente personalizáveis. Você pode editar o que aparece nestes campos, então inclua, de forma natural, suas palavras-chave nos títulos, URL e meta descriptions. Se o seu site for desenvolvido dentro do WordPress, uma excelente ferramenta para fazer isto é Yoast SEO plugin.
  • No Conteúdo – Use suas palavras-chave no primeiro parágrafo do conteúdo e nos sub-títulos de forma concisa e natural. Não há uma fórmula perfeita sobre qual palavra deve ser utilizada, então pense nas palavras que se encaixem dentro do contexto do conteúdo. Não tente encaixá-las de qualquer forma. Isto não somente prejudica seus posicionamentos, mas também faz com que o texto soe estranho para os leitores.
  • Em Imagens e Mídias – Imagens e mídias te dão uma chance a mais de otimizar suas palavras-chave em uma página. Utilize palavras-chave naturalmente nos nomes de arquivo de suas imagens, alt text, legendas e tags de título.

Sem o uso apropriado de palavras-chave, o Google pode não ser capaz de ranquear de forma precisa uma página para termos que sejam relevantes. Isto significa que você atrairá pessoas erradas para o seu site (o que ocasionará uma alta taxa de rejeição) ou então que você não conseguirá o tráfego orgânico em boa quantidade.

Estas coisas devem ser levadas em consideração para conteúdos futuros, mas também podem ser aplicadas de modo retroativo. Revise suas landing pages mais importantes e certifique-se de usar corretamente as palavras-chave. Ao atualizar estas páginas você poderá melhorar seus ranking depois de um curto período de tempo.

2.      Cheque o código do seu site

Uma das razões que podem estar impedindo que seu site tenha bons ranking é o código. Quanto mais difícil for para o Google interpretar um website, mais difícil será ranqueá-lo adequadamente. Alguns problemas que podem afetar o seu SEO incluem:

  • Tags de títulos duplicadas.
  • Manipulação CSS e conteúdo oculto.
  • Múltiplos elementos de cabeçalho e tags de títulos.
  • Códigos de script de forma excessiva.
  • Problemas com tags do Analytics.
  • Entre outros.

Se você não é familiar com estes termos, não se preocupe. Você pode procurar na web por treinamentos básicos de HTML ou CSS ou trabalhar com os responsáveis pelo desenvolvimento web de sua empresa para ajudar nestas questões. Ainda melhor, você pode terceirizar este processo. Encontre uma consultoria de SEO experiente que possa conduzir uma auditoria técnica de SEO para sua empresa. Uma vez que o código esteja limpo, o Google indexará corretamente o site e este já não mais será penalizado.

3.      Envie o Sitemap XML do seu site

O sitemap é um arquivo XML que lista e organiza as URLs de um site. O sitemap permite ao Google encontrar facilmente cada URL, assim como a informação sobre quando as URLs foram atualizadas pela última vez e o tipo de conteúdo na URL.

A maioria das plataformas de criação permitem aos profissionais automaticamente a criar um XML Sitemap, então programar não é necessário. Também há algumas plataformas de geração de XML sitemaps extremamente simples, como o XML-Sitemaps.com, que cria automaticamente sitemaps para seu site.

Uma vez que você o tenha, certifique-se de que você tenha uma conta no Google Search Console e faça o upload do arquivo.

  1. Selecione seu site na página inicial do Google Search Console
  2. Clique em Sitemaps
  3. Clique em Adicionar/Testar Sitemap.
  4. Digite sitemap.xml
  5. Clique em Enviar Sitemap

4.      Cheque seus links internos

Monitorar os backlinks que apontam para o seu site pode ser complicado, mas você pode facilmente praticar SEO de qualidade com os links dentro do seu próprio conteúdo. Revise o conteúdo do seu website – começando pelo mais importante e páginas de melhor performance em primeiro – e olhe os links para se certificar de que:

  • Links estão incluídos naturalmente no texto. Um link é a maneira de dar aos seus leitores mais informações de sobre um determinado tópico, e não para levá-los a uma página que nada tenha a ver com o contexto do conteúdo.
  • Os links levam para websites de qualidade. Assegure-se de que o link não direcione a uma página que não exista ou para um website de baixa qualidade ou spam; Os links te ajudam a construir sua reputação digital, então faça links somente para websites de autoridade e com comprovada reputação.
  • Inclua links internos e externos. É importante fazer links para blog posts e páginas no seu website, e também para outros websites de boa reputação. Tente usar um balanço de ambos links internos e externos

Se você não pratica estas ações, o Google pode não confiar em seu website (ou então se você tiver muitos links, te considerar como spam), então vá em todas suas páginas e revise sua estratégia de links.

5.      Limpe Backlinks Ruins

A atualização Penguin 4.0 do Google tornou uma prioridade urgente ter um perfil limpo de backlinks de sites de baixa autoridade e reputação duvidosa e isso também significa que consertar estes  problemas podem produzir ganhos relativamente rápidos para seu SEO. A reputação digital é uma via de mão dupla, e ter links de sites de baixa qualidade também podem prejudicar a autoridade do website da sua empresa.

Você pode utilizar uma ferramenta como o Ahrefs ou Monitor Backlinks para checar quais as URLs que estão apontando para seu site. Se você vir qualquer coisa que possa estar prejudicando sua autoridade, remova o link.

Algumas vezes isto pode ser feito simplesmente ao contatar amigavelmente o administrador do site, e em algumas outras vezes pode ser necessário contatar a equipe de suporte do Google para desautorizar estes links apontar para seu site.

SEO de Engajamento – Ganhos Rápidos

Engajamento é uma estratégia de SEO voltada a longo prazo que usa conteúdo relevante e engajador para melhores rankings no Google.

6.      Poste Conteúdo Pertinente

Por que as pessoas pesquisam no Google? Porque elas querem respostas. Uma parte importante de uma estratégia de Marketing é responder as dúvidas dos consumidores, mas algumas vezes as questões reais não são digitadas na caixa de pesquisa, e é aí que a intenção do usuário entra em cena.

A intenção do usuário está por trás de suas pesquisas. Por exemplo, se sua empresa tem um software de CRM, então provavelmente uma das suas palavras-chave poderia ser “Gerenciamento de CRM”. Mas quando as pessoas digitam “Gerenciamento de CRM” no Google, o que elas realmente estão procurando? Uma ferramenta? Uma definição?

O melhor jeito de descobrir é simplesmente fazer esta pesquisa no Google. Ao descobrir a intenção do usuário, você poderá fazer uma página notável que explique detalhadamente os conceitos e definições daquilo que sua empresa oferece e dentro desta página colocar o próximo passo – que neste caso seria a página do seu produto ou serviço, ou uma página de registro para uma newsletter ou então ou um formulário para maiores informações.

Ao colocar esta tática em prática, você será capaz de educar os visitantes do seu site e deixar claro o próximo passo que eles devem tomar caso decidam que precisam do seu produto.

7.      Torne Seu Conteúdo Mais Engajador

O Google monitora métricas de engajamento como taxa de rejeição, cliques e tempo na página para indicar a qualidade do conteúdo de uma página. Se o usuário fica na página e desliza pela maioria do conteúdo, clica em vídeos, links, etc., então os sites de buscas assumem que aquela URL hospeda um bom conteúdo que atende as necessidades dos usuários.

Bom engajamento começa com bom conteúdo e se você quiser impulsionar seus melhores conteúdos, assegure-se de incluir:

  • Títulos chamativos que induzam a curiosidade
  • Vídeos e imagens dinâmicas
  • Elementos de Design interativo
  • Calls-to-Action (CTAs) e links internos

Como otimizar: Revise as páginas que tenham o melhor conteúdo e tente mudar os títulos, atualizar o CTA, ou adicionar um vídeo para torná-la mais engajadora e interativa. Faça testes A/B e você saberá o que está funcionando.

Mantenha-se Informado das mudanças de SEO

O bom SEO é uma estratégia de longo-prazo, mas existem alguns ajustes técnicos rápidos que precisam ser feitos para o Google posicioná-lo adequadamente em seus rankings. Uma forte campanha de SEO utiliza uma boa dose de táticas técnicas e de engajamento para melhorar rankings e impulsionar resultados.

Checklist de SEO