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6 passos para construir a credibilidade da sua empresa

4 de agosto de 2015 | | 2254
6 passos para construir a credibilidade da sua empresa
(Banco de imagens: Shutterstock)

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Confiança é um sentimento que não se conquista do dia para noite. Para posicionar positivamente uma marca no mercado e se destacar da concorrência é necessário avaliar uma série de fatores.

Esse processo deve começar de dentro para fora. Ou seja, a sua gestão, equipe, atendimento, comunicação, marketing, planejamento e metas devem ser analisados minuciosamente, pois esses elementos refletem diretamente nos resultados e também na maneira como as pessoas enxergam o seu negócio.

Toda companhia dever ter clareza nas definições de seus valores e objetivos e ser coerente em relação a eles. Outro fator relevante é o tempo que você utiliza com cada uma de suas ações.

Quantas vezes você já percebeu que deveria reservar um espaço maior na sua agenda para realizar uma determinada tarefa e não o fez? Isso significa que o período que você gasta com as suas atividades deve estar relacionado com o grau de importância de cada uma delas.

Vamos supor que o seu principal desafio profissional seja fechar vendas e gerar leads. Nesse caso, você deve se dedicar mais em descobrir e criar estratégias que resolvam esses problemas. O uso do seu tempo é o indicador de suas prioridades.

A seguir, separamos seis dicas que tem como principal objetivo fortalecer e dar credibilidade a sua marca. Afinal, a confiabilidade é consequência de um conjunto de boas ações. Veja quais são!

  1. Seja transparente!

Frase exemploSer verdadeiro é o primeiro passo para conquistar a confiança das pessoas. Essa segurança é fundamental tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes e esse conceito vai além da ética.

Para ser referência dentro da sua indústria você precisa servir de modelo. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Essa frase de Paulo Freire mostra que a credibilidade é construída baseada em exemplos e não em palavras.

O seu valor também está em entregar aquilo que deseja receber. Essa característica é fundamental não só para o seu sucesso, mas também para a sua felicidade. Para se adequar não é preciso abrir mão dos seus valores.

  1. Busque alianças de qualidade!

“Diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és”. O ditado popular define muito bem essa estratégia. Associar o seu nome a instituições de credibilidade ou órgãos focados em prestar serviços ao consumidor, e que tenha os mesmos interesses que o da sua companhia, ajuda a fortalecer a reputação da sua marca.

As pessoas sempre buscam por referências, portanto unir-se a empresas consideradas ‘bons exemplos’ irá proporcionar mais segurança ao cliente na decisão de compra.

  1. Mostre que é bom no que faz e invista!

Não adianta você dizer que oferece um produto e serviço de qualidade, você precisa comprovar isso por intermédio de prêmios, certificações e cases de sucesso.

Analise as seguintes frases:

1- Nossos purificadores são de qualidade e tem como principal objetivo garantir a qualidade de vida do nosso cliente.

2- Os nossos purificadores possuem sistema gerador de ozônio e certificações Procel e Anti-bactericida, reconhecidas pelo INMETRO.

Qual frase tem mais credibilidade? Com certeza, a resposta certa é a segunda, pois ações são mais valiosas do que adjetivos, que não vêm acompanhados de uma evidência. Não basta dizer que você tem talento, você precisa mostrar. Portanto, invista na especialização dos seus produtos, serviços e equipe.

  1. Analise seus resultados!

A única forma de saber se as suas ações estão tendo um impacto positivo é a mensuração de resultados. Além disso, analisar as métricas e calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) são tarefas que influenciam no seu planejamento e também nas suas tomadas de decisão.

É importante ter em mente quais ações podem atrair um público qualificado e, ao mesmo tempo, fornecer métricas precisas. O marketing digital é uma estratégia efetiva nesse sentido, pois permite segmentação de público, custos mais baixos, monitoramento da concorrência e cálculo do ROI.

  1. Encante clientes!

Oferecer um atendimento impecável é fundamental para encantar clientes. Sua equipe de vendas e marketing devem estar alinhadas com os valores e metas da empresa e unidas em um mesmo objetivo.

Para encantar o consumidor você precisa ser mais do que um vendedor, você deve ser um educador da sua indústria, conhecer o seu público-alvo e entender as suas principais necessidades.

  1. Foco no cliente!

Um dos maiores desafios dos departamentos de vendas e marketing é identificar um lead qualificado. O consumidor de hoje é mais exigente e pesquisa com riqueza de detalhes antes de adquirir um produto ou serviço. Se antes a oferta era impositiva, hoje o cliente é o ponto de referência.

A internet mudou o comportamento do consumidor e as marcas que desejam se solidificar no mercado precisam entender e se adequar a esse novo cenário.

O inbound é uma estratégia que prioriza as necessidades do cliente e une boas práticas. Vale ressaltar ainda que, segundo dados da Hubspot, o inbound marketing gasta 62% menos em cada lead gerado em comparação com o marketing tradicional. Apenas essa estatística já justifica o investimento no método.

Lembre-se: Mais importante do que saber responder todas as perguntas dos seus clientes é entender o porquê eles estão fazendo esses questionamentos.

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