5 vantagens para sua empresa investir em SEO

Vantagens do SEO

Pesquisa TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), apontou que 126,9 milhões de brasileiros usam a internet de forma regular. Uma das vantagens do SEO é fazer com que a sua marca apareça para boa parcela dessa população que está sempre online.

Para isso, mais do que apostar nas vantagens do SEO, é importante ter em mente que estratégias combinadas de marketing digital, no longo prazo, promovem o fortalecimento da marca e ajudam as empresas a ampliarem os resultados de forma constante.

Para tornar o entendimento sobre as vantagens do SEO em um trabalho de marketing digital mais fácil, veja algumas dicas cedidas por Marco Marmo, consultor e proprietário da WSI Digital Marketing.

Mas afinal, o que é SEO?

Entende-se por SEO (Search Engine Optimization) um conjunto de estratégias que visam promover o melhor ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, sendo essas estratégias orgânicas — sem o auxílio de anúncios.

Ao apostar nas vantagens do SEO, os sites de determinadas marcas/empresas aparecem entre os primeiros resultados do Google, por exemplo, e são beneficiadas por um hábito denominado pela gigante de tecnologia de Zero Moment of Truth, que em tradução literal significa Momento Zero da Verdade.

Nessa hora, ao utilizar de todas as vantagens do SEO essa empresa consegue atingir parte dos 80% dos consumidores que fazem pesquisas online antes da aquisição de produtos ou serviços. Já pensou, o nome do seu produto e serviço exposto aos mais de 120 milhões de usuários ativos na internet?

É justamente esse o trabalho de SEO! Fazer com que as empresas e marcas apareçam de forma orgânica nos primeiros resultados, uma vez que os usuários vão, no máximo, até a terceira página do Google para encontrar a informação que necessita.

Com base nessa sucinta explicação do que é SEO, veja agora as vantagens de se investir em estratégias nesse nicho do marketing digital.

Conheça as 5 principais vantagens do SEO

  • Resultados perceptíveis

Uma das grandes vantagens do SEO é a mensuração dos resultados. Conforme o site vai se aproximando dos melhores resultados nos buscadores online, maior é o número de pessoas a conhecer a marca e/ou o serviço, sendo maiores as chances de conversão dos leads.

Só para se ter uma percepção dos possíveis resultados, os internautas ao fazerem uma busca de produto ou serviço no Google, 60% deles tendem a clicar nos três primeiros resultados orgânicos. Logo, ao estar em uma dessas posições, resulta em 30% a mais de chance de fechar negócio.

É importante salientar que o trabalho de SEO é de longo prazo e deve ser feito de forma contínua, pois, só assim o investimento terá o retorno almejado.

  • Mais tráfego = Mais vendas

Quanto mais otimizado estiver o seu canal online, maior é o tráfego de pessoas o acessando. Quanto mais usuários mais vendas! Por isso, é de extrema importância que o trabalho de SEO seja feito de forma contínua, sempre visando os resultados a longo prazo.

Uma das vantagens do SEO feito de forma regular é a manutenção das marcas na primeira posição. Se não houver continuidade, a tendência é de queda nos resultados de buscas orgânicas, no número de pessoas no site e nas vendas.

  • Manter-se à frente dos seus concorrentes

Essa é a vantagem do SEO que deve estar na mente de quem vai iniciar um projeto de marketing digital: com ele você vai estar sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Obviamente, o projeto deve ser feito por uma empresa especializada em marketing digital, para que seja delineada a estratégia mais assertiva e que trará o resultado esperado.

Isso envolve aprofundamento no segmento a ser explorado, entendimento de como o usuário procura pelo serviço ofertado pela sua marca/empresa, em definição de palavras-chave, em produção de conteúdo informativo de qualidade, constante atualização da tecnologia do site, entre tantas outras medidas.

  • O SEO melhora a credibilidade da marca

O consumidor muda de forma constante seus hábitos de consumo. Antes a indicação era a melhor forma de ter mais clientes, hoje é aparecer nos buscadores online.

A credibilidade da marca e sua reputação online são fundamentais para que os clientes a vejam como um canal confiável e façam a aquisição sem medo. Entretanto, para se beneficiar desta vantagem do SEO, é preciso lançar mão de todas as técnicas e melhores práticas, como as mencionadas no começo deste artigo.

  • Marketing com mensuração de resultados

Uma das vantagens do SEO é a mensuração de resultados praticamente em tempo real, o que permite que as estratégias de otimização possam ser complementadas de forma constante.

Uma palavra indexada nas primeiras posições do Google, por exemplo, exigirá um trabalho contínuo para ser mantida, no entanto, trará resultados expressivos por um longo período.

Essas são apenas algumas das vantagens do SEO ao seu negócio. Agende uma conversa com a equipe da WSI e veja como a nossa expertise em marketing digital pode trazer resultados expressivos ao seu negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *