Médicos e Clínicas

5 Maneiras de conquistar novos pacientes para sua clínica com a ajuda da Internet

Médico Marketing Digital

Embora as indicações e recomendações boca a boca nunca tenham deixado de ser uma valiosa fonte de atração de pacientes, hoje em dia isto só não basta.  Clínicas que pretendem conquistar novos pacientes precisam encarar a internet como uma fonte obrigatória de geração de oportunidades.

Hoje em dia, é cada vez mais comum as pessoas recorrerem à internet em busca de informações de saúde. Basta digitar seus sintomas que o paciente terá uma série de páginas que lhe darão maiores detalhes a respeito de possíveis causas, prevenção, tratamentos e recomendações.  Ao pesquisar por um tratamento específico, o processo se repete: inúmeras páginas de clínicas especializadas retornarão um resultado imediato.

Neste contexto, a internet oferece inúmeras oportunidades para te ajudar a conquistar novos pacientes para sua clínica, vejamos 5 maneiras principais.

1.    Buscas Locais

Digamos que você tenha uma clínica especializada em tratamentos cardiovasculares na cidade de São Paulo. O que aconteceriam se as pessoas pesquisassem o termo “Clínica Cardiovascular em São Paulo” e a sua clínica não aparecesse sequer entre as primeiras páginas? Você perderia inúmeras oportunidades de conquistar novos pacientes. Para evitar que este tipo de situação ocorra, procure cadastrar a sua clínica no Google Negócios. O cadastro é gratuito e leva menos que 5 minutos. Após aprovado, sua clínica estará pronta para aparecer para pacientes da região.

2.    Posts em Blog

Esta é uma das melhores formas de você conquistar novos pacientes para sua clínica. Ao criar um Blog, você poderá demonstrar o seu conhecimento em forma de conteúdo voltado ao paciente. Imagine se cada dúvida que o paciente tivesse em relação a um tema de sua especialidade médica fosse respondida diretamente por você, através dos artigos publicados em seu blog? Você provavelmente se tornaria uma referência e potencializaria seus resultados.

3.    Sites Otimizados

O site da sua clínica/consultório é o seu cartão de visitas, é o seu primeiro contato com os potenciais pacientes. Você provavelmente já ouviu ou leu a expressão popular “A primeira impressão é a que fica”?

Pois é, estudos mostram que o cérebro humano leva em média 30 segundos para formatar uma primeira impressão. Qual seria a impressão que um potencial paciente teria ao acessar seu site através de um smartphone e se deparasse com imagens distorcidas, informações desestruturadas e tamanho de fonte de texto desproporcionais a tela de seu dispositivo?

Ter a certeza de que o site da sua clínica/consultório se adapta perfeitamente a dispositivos móveis com diferentes tamanhos de tela pode ser a diferença entre conquistar ou perder um paciente para uma clínica concorrente.

Neste post explicamos 3 elementos essenciais em websites de médicos e clínicas,

4.    Formulários Online

Formulários são uma excelente maneira de sua clínica conquistar novos pacientes. Nem todos os pacientes que acessarem seu site estarão buscando um contato imediato. De fato, na maioria das vezes eles estarão apenas avaliando a possibilidade de realizar um tratamento mas ainda não tem ideia de uma data ou não estão totalmente convencidos de que precisam disso. Desta forma, formulários de contato servirão tanto para os pacientes com menor urgência tirarem suas dúvidas, como para sua clínica – que poderá captar alguns simples dados de contato, como nome, e-mail e telefone e assim criar uma base de potenciais pacientes. Com esta base, você poderá manter uma comunicação constante com eles. Oferecendo conteúdo de valor e educativo, sua clínica será lembrada e se tornará uma referência no momento em que eles decidirem por um tratamento ou consulta.

5.    Mídias Sociais

Sabemos que, mais do que em outros setores de atividade, na medicina as avaliações e recomendações tem um enorme impacto nos critérios de decisão de um paciente.

Com o mundo inegavelmente conectado às mídias sociais, você terá uma enorme possibilidade de se destacar e interagir com o seu público. Através de uma página profissional bem estruturada, você pode transmitir maior credibilidade aos potenciais pacientes ao compartilhar conteúdo de valor, responder suas dúvidas e receber avaliações positivas.

Lembre-se de que, de acordo com o Manual de Publicidade Médica elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, profissionais de medicina não podem usar as redes sociais para fazer atendimento ao paciente.  Mas nada os impede de gerar conteúdos úteis para a população com informações acertadas sobre sua área de conhecimento.

Para te ajudar, escrevemos este post com erros comuns que médicos e clínicas cometem ao utilizar as mídias sociais. Vale a pena conferir!

Ao longo deste post você viu 5 maneiras de conquistar novos pacientes através da internet. Todas as práticas aqui mencionadas visam o aumento de sua visibilidade, o fortalecimento de sua credibilidade e a construção de sua autoridade na área especializada. São ações que, de modo sincronizado, vão te ajudar a conquistar novos pacientes para sua clínica e melhorar seus resultados.

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