Fale conosco pelo WhatsApp

5 dicas de identidade visual para médicos

19 de janeiro de 2022 | | 0
anotação de top 5 em cima de mesa
(Banco de imagens: Shutterstock)

A identidade visual é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de comunicação digital. Aprenda como acertar na sua!

A identidade visual médica pode ser um diferencial decisivo na hora de fidelizar novos pacientes. Essa estratégia, quando bem executada, pode ser categórica para quem deseja se destacar frente à concorrência, principalmente dentro do nicho de marketing digital médico.

No entanto, é extremamente importante entender qual é o conceito de identidade visual médica antes de tentar planejar um conceito para a sua clínica ou consultório. Por se tratar de um nicho muito específico da comunicação visual, torna-se fundamental conhecer um pouco sobre a temática antes de desenvolver sua própria identidade.

Confira, a seguir, cinco dicas de ouro para você se certificar de que está acertando na identidade visual médica do seu consultório ou clínica.

O que é a identidade visual?

A identidade visual para médicos tem o mesmo objetivo observado em qualquer outra área de atuação: expor os conceitos de uma marca por meio da combinação de diversos elementos gráficos e visuais. Seu uso também pode divulgar um produto, um serviço ou uma ideia. Então, é preciso escolher bem fontes gráficas, cores e desenhos para acertar na decisão.

Como cada identidade visual é única, as combinações variam de acordo com o objetivo da empresa e as características de cada marca. Os valores, conceitos e forma de atuação de uma empresa se apropriam dessa singularidade para estabelecer um vínculo e uma comunicação diretamente com o público-alvo.

Identidade visual: por que escolher uma para sua clínica?

Profissionais da saúde precisam escolher uma identidade visual médica como forma de posicionar sua marca e otimizar a comunicação com seus pacientes, além de aproveitarem uma série de benefícios que só o marketing digital pode proporcionar. Dentre eles, podemos destacar:

  • Mostrar sua especialidade médica: os símbolos podem mostrar qual é a área de domínio do seu consultório;
  • Criar âncora de memória: identidades visuais fortes fazem com que as pessoas associem cores e símbolos a uma determinada marca;
  • Se destacar entre a concorrência;
  • Mostrar credibilidade: a confiança e credibilidade de clientes por marcas fortes e bem-posicionadas é um fator decisivo.

Dicas de identidade visual para médicos

Dica 01: Crie um briefing

Ao fazer um guia com todas as informações já levantadas e objetivos a serem alcançados pela sua identidade visual médica, pense na descrição do seu trabalho. Aqui é hora de definir aspectos como: você pensa em uma ideia mais tradicional ou mais moderna? Você sabe quem é a sua persona? Quais são as características do seu paciente ideal?

Dica 02: Atente-se à sua persona

A persona é um personagem ficcional que tem idade, profissão, sonhos, problemas e anseios definidos. É a partir deste conjunto de informações que você identifica quem é o público-alvo geral de sua clínica ou consultório.

É preciso estar atento às reais angústias e necessidades da sua persona para não errar na sua identidade visual. Para isso, tente entender o estilo, a faixa etária e a condição econômica da sua persona para poder dialogar diretamente com esse tipo de pessoa por meio de elementos visuais.

Dica 03: Escolha seu estilo

Aqui é o momento ideal de pensar em uma paleta de cores que faça sentido com o seu estilo de trabalho. Uma identidade visual médica, em geral, precisa apostar em tons claros, que trazem maior sensação de limpeza, higiene e cuidado. Aqui também é o momento de acertar na escolha da tipografia.

Dica 04: Faça um brainstorming

O brainstorming é uma técnica que tem o objetivo de desenvolver novos conceitos criativos. Em resumo: trata-se de uma tempestade de ideias e insights. A técnica é ideal para aprimorar ou mesclar conceitos estéticos e estratégias de comunicação que façam sentido com a sua marca e o seu consultório.

Dica 05: Contrate uma equipe especializada

O marketing médico é uma área séria e nichada. Profissionais de marketing digital que se especializam em saúde apresentam o know-how necessário para que as expectativas de médicos e demais profissionais da área sejam alcançadas com sucesso. Converse com um profissional da área de design gráfico que tenha experiência em marketing para médicos e troque informações e insights com ele.

Quer saber mais sobre identidade visual médica? Assine a nossa newsletter e tenha sempre novidades sobre o tema.