Há muitos anos que os websites deixaram de ser apenas um “espaço virtual” das empresas e se tornaram uma das principais fontes de geração de negócios para empresas, independente do seu ramo de autuação. Muitas empresas investem altas quantias de dinheiro para gerar tráfego qualificado e se esquecem que dentro do seu próprio site existem oportunidades de melhoria para aprimorar as taxas de conversão e aumentar a geração de leads.
Oportunidades para melhorar as conversões em seu site
- Otimize suas landing pages: Elas são as principais páginas que irão gerar conversões e novos contatos para sua empresa. Muitas pessoas se preocupam com a homepage do site, mas não se atentam que muitas vezes seu site possui outras páginas de entrada antes da homepage (você pode descobrir isso através do Analytics). Procure trabalhar bem suas páginas de produtos e serviços e não se esqueça dos formulários de contato;
- Tenha diversos Call-To-Actions em seu site: Mais de 70% dos visitantes que entram em seu site não estão prontos para realizar um compra ou solicitar um orçamento. Trabalhar diferentes Calls-To-Action em uma mesma página, como subscrição de newsletter ou ofertas ricas de conteúdo, pode aumentar sua taxa de conversão e fazer com que sua lista de contatos aumente cada vez mais;
- Analise a experiência dos visitantes nas páginas: Utilize os Google Analytics para identificar como os visitantes estão navegando dentro de seu site, quais são osconteúdos de maior interesse e as páginas de maior desistência. Analisando essas informações você pode encontrar problemas de usabilidade ou oportunidades para trabalhar novos CTAs em páginas com muitas visitas e que estão sub-aproveitadas;
- Facilite o caminho para a conversão: quantas etapas são necessárias para que um visitante que acabou de chegar em seu site entre em contato com a sua empresa?Algumas dicas para facilitar este caminho são:
- Facilite os formulários de contato apenas com campos realmente necessários;
- Crie landing pages específicas para cada produto ou oferta;
- Retire Calls-To-Acition e menus/rodapés das Landing Pages específicas de conversão, pois evita que a pessoa saia da página;
- Deixe os formulários de contato sempre à vista, de preferência na primeira rolagem de página.