Fale conosco pelo WhatsApp

4 dicas para começar a trabalhar com as mídias sociais

Você considera as mídias sociais um segmento muito moderno e está evitando colocar a sua empresa dentro desta mídia? Provavelmente você sempre encarou as mídias sociais como um vendedor ambulante, para apenas empurrar produtos para seu público – se você ignorá-lo por tempo suficiente ele irá embora. Mas ao contrário do vendedor, elas não irão a lugar nenhum. As mídias sociais também não dependem de você para acontecer e continuarão a florescer com ou sem a sua participação. Sua empresa estará presente no Facebook ou Instagram com ou sem sua atuação, pois seu público vive e comenta nas mídias sociais.

Se você deseja o crescimento de seu negócio – ou apenas de sua marca pessoal – na internet, você precisa começar a tentar entender mais sobre as mídias sociais e como seu público se comporta nela e reage a sua marca. Com isso em mente, seguem algumas dicas para ajudar você a começar a trabalhar com o excêntrico mundo das mídias sociaismídias sociais.

Comece devagar

Quando você decidir dar uma chance para seus perfis nas mídias sociais, não comece imediatamente a se inscrever em todas as mídias sociaismídias sociais existentes. Comece devagar. É como molhar os dedos na água para verificar a temperatura antes de mergulhar.

Não, você não precisa conseguir milhares de fãs no Facebook antes de ter uma conta em outra rede social, mas pelo menos tenha certeza de já se sentir confortável com seu desempenho antes de buscar uma segunda oportunidade.

Dica: Use sua intuição e comece pela plataforma que faz mais sentido para sua empresa, e onde seu púbico é mais presente e atuante. Apenas escolha a que você acha que entende melhor (não importa se você realmente entende, ainda assim tornará o processo psicologicamente mais fácil).

Seja você mesmo

Não se preocupe tanto, não existe ninguém em especial que a sua empresa precise impressionar. A melhor coisa a se fazer é mostrar a verdadeira essência da sua empresa. Se ela trata de assuntos mais sérios, é importante que o conteúdo seja rico e que saneie as dúvidas dos usuários. Caso a sua empresa possa ter um conteúdo mais descontraído e criativo, se arrisque a brincar com seus seguidores. A pior coisa que você pode fazer é não ser sincero – seja genuíno e você se conectará com o mesmo tipo de clientes que você possui na vida real.

Dica: A mídia social é a vida real. É um ponto de encontro gigante, perpetuamente em curso. Se a sua empresa tratar as mídias sociais como um lugar real, com pessoas reais e agir como a empresa realmente é, você terá sucesso.

Pesquise sobre conteúdo e ações

Uma vez que você está mais confortável com o seu posicionamento nas mídias sociais, você pode começar a realmente reforçar sua presença online descobrindo o que seus concorrentes fazem na rede. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para isso, como o HootSuite.

Dica: Se tem um concorrente ou mesmo um amigo cujo perfil nas mídias sociais você admira, analise as ações tomadas pelo mesmo e adquira alguns de seus hábitos.

Busque uma ferramenta de publicação automática e programada que funcione para você. Isso poupará muito tempo e organizará as postagens.

Solução em marketing digital

Utilizar as mídias sociais como uma das estratégias para o seu marketing digital é uma excelente alternativa. Lembrando que as elas exigem tempo e atenção, tanto para preparar o conteúdo e imagens, como para responder e interagir com seu público. Caso você queira que a sua empresa ganhe a visibilidade que ela realmente merece com as mídias sociais, conte com a WSI.