Conteúdo

3 dicas funcionais para criar conteúdo para blog

Três pontos fundamentais:

  1. Compreender como a plataforma funciona;
  2. Manejar seus recursos;
  3. Conhecer bem o assunto a ser abordado.

Pronto! Não existe nada de novo embaixo do sol. #SóQueNão

O grande fato é que essa premissa básica não é respeitada por alguns redatores e produtores de conteúdo em geral, o que pode tornar um grande conteúdo em algo chato, feio e ruim.

Para evitar essas infelicidades, gostaria de ajudar oferecendo algumas dicas importantes e de fácil aplicação.

PRIMEIRO PASSO

Identifique qual plataforma você utiliza. WordPress? Blogspot? Tumblr? Outros.

Wordpress-Tumblr-Blogspot

Cada plataforma possui sua peculiaridade, com ferramentas diferenciadas, usabilidade, simplicidade etc. Tem gente que gosta mais de Blogspot porque está automaticamente vinculada à conta do Google e porque tem alguns recursos visuais melhores. No entanto, possui menos recursos técnicos se comparado ao WordPress, por exemplo. Particularmente, tenho utilizado o Blogspot para minhas publicações pessoais, já que não necessito de recursos além do básico. Só escrevo e posto fotos, nada mais. Muitos recursos à disposição podem confundir e também cansar o usuário em diversos aspectos.

Conhecer a plataforma, fuçar, ver como funciona, clicar em diversos recursos para ver para que serve são boas maneiras de conhecer mais e melhor. Claro que, uma vez experimentado cada opção, não será mais necessário fazer os mesmos testes. A sua sensibilidade ficará mais aguçada, permitindo saber de cara quais plataformas atenderão às expectativas.

SEGUNDO PASSO

Mas o que tem uma coisa que ver com a outra? Conteúdo e conhecer plataforma?

A grande ideia está nos detalhes. Criar somente um texto não agrega. Não agrega interesse, não agrega conhecimento, não agrega ao blog e certamente em nada, como diria o rei do camarote em termos negativos. Por isso é necessário saber usar elementos que trazem destaque a uma citação, a um título e subtítulo, fonte/source, saber usar imagens, gifs, vídeos, entre muitas outras opções que permitem tornar o conteúdo cada vez mais interativo, dinâmico e interessante.

Confira abaixo os meios de aprendizagem de uma pessoa (clique na imagem para ampliar):

Modos de aprendizagem
Fonte: Livro Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias – Ana Maria Alvarez – Editora Lovise

TERCEIRO PASSO

Todo os profissionais que trabalham com texto, pelo menos uma grande parte, busca conhecer o assunto o qual irá tratar em suas matérias. Os jornalistas – os bons jornalistas – por exemplo, devem estudar constantemente os assuntos das editorias nos quais trabalham. Se escreve para o setor de internacional, ele deve pesquisar tudo o que está acontecendo no mundo e acompanhar os principais canais; se escreve para economia, deve acompanhar todo o segmento, conhecer as palavras, os jargões, os famosos economês, e assim por diante.

Coletiva de imprensa sobre nova linha aérea

Uma vez estive participando de uma coletiva de imprensa referente a uma nova linha aérea que seria estabelecida em São Paulo e interiores (não vou citar marca). No meio da coletiva, enquanto as perguntas eram feitas sobre a inauguração da companhia, uma jornalista de um grande veículo de comunicação (também não citarei qual) fez a seguinte pergunta: “o que o senhor acha do desenvolvimento petrolífero no Brasil?”… Alguns segundo de silêncio e… (guarde esse raciocínio)

Vamos refletir: está havendo um lançamento de uma companhia e a moça pergunta o que o presidente acha do setor petrolífero brasileiro? O que tem que ver uma coisa com a outra?

Ela estava certa! O setor estava com alguns problemas de alta e isso causaria impacto no preço das passagens! A ideia prima da profissional foi além do óbvio. Ela quis entender a inauguração afetada com a alta do petróleo!

Para ser bem sincero, foi uma das perguntas mais inteligentes de todo o evento.

Essa visão que a jornalista teve foi além do óbvio. Ela pensou fora da caixa. E essa mesma percepção se aplica nessa questão. Portanto, é necessário conhecer mais o conteúdo e enxergar o que engloba o assunto central. Olhar o plano geral e todas as questões ao redor pode ajudar na aquisição de conhecimento para, enfim, criar um conteúdo rico.