Fale conosco pelo WhatsApp

12 Canais Médicos no Youtube para Assistir

17 de dezembro de 2021 | | 0
Tela de tablet como logo de youtube
(Banco de imagens: Shutterstock)

Estar atualizado com informações, dicas e novidades do universo médico nunca foi tão fácil

Para um bom médico, YouTube pode ser um aliado muito poderoso na hora de adquirir novos conhecimentos, se manter atualizado sobre o mercado ou mesmo para criar conteúdo e interagir com seus pacientes. É válido lembrar que o Youtube é, hoje, a segunda plataforma de pesquisa mais usada mundialmente.

Ou seja, para o médico, YouTube pode servir tanto para manter sua autoridade em sua área de especialidade quanto para fazer um bom networking com outros profissionais, estudantes, pacientes e amantes da área da saúde.

Considerando que o YouTube é disponibilizado em mais de 90 países e conta com cerca de 1,9 bilhão de usuários mensais, é de fundamental importância acompanhar esse segmento. Em razão disso, listamos nesse artigo 12 canais médicos para você seguir, se atualizar e se inspirar. São eles:

  • Drauzio Varella;
  • The Medical Futurist;
  • Coração Alerta;
  • Canal Doutor Ajuda;
  • Saúde da Mulher com Dra. Laura Lucia;
  • Canal Médico;
  • Marco Menelau;
  • Bruno Pires;
  • Medicina É;
  • MedCanal;
  • Lucas Fustioni;
  • Anatomia Fácil com Rogério Gozzi.

Abaixo, confira mais detalhes sobre cada um dos canais de médico no YouTube.

1 – Drauzio Varella

Este é considerado o maior canal de médico no YouTube do Brasil. Segundo o conhecido médico cancerologista, a plataforma foi criada com o objetivo de “falar para todos com credibilidade e sem ser chato”.

Um dos cientistas pioneiros no tratamento contra a AIDS, Varella é educador e escritor internacionalmente reconhecido. O médico busca ir além das especificidades da saúde e busca abordar temáticas sociais em seus vídeos.

2 – The Medical Futurist

Este canal, criado pelo Dr. Bertalan Mesk, especialista em genômica e autor de livros reconhecidos na área, aborda pautas como o futuro da medicina, a transformação digital na saúde, habilidades necessárias para os profissionais do futuro e questões relacionadas à tecnologia e inovação na área médica.

3 – Coração Alerta

Como você pode imaginar, esse canal do universo do YouTube médico tem como foco a saúde cardiológica. Os temas abordados na plataforma têm como foco a prevenção a infartos e outros problemas cardíacos.

O especialista aborda dúvidas recorrentes, como maneiras de identificar um infarto e se essa situação sempre acontece de maneira súbita. Os vlogs são indicados para cardiologistas, mas podem ser seguidos por usuários de todas as áreas.

4 – Canal Doutor Ajuda

O time de especialistas do canal Doutor Ajuda publica conteúdo fresquinho toda quarta-feira às 11 da manhã, destinado tanto para profissionais quanto para leigos. As pautas costumam abordar assuntos frequentemente pesquisados nos sites de busca e trazem animações e exemplos de fácil entendimento, adotando uma linguagem simples e didática.

5 – Saúde da Mulher com Dra. Laura Lucia

Os conteúdos compartilhados toda quinta-feira neste canal de YouTube médico trazem a ginecologista Laura Lucia abordando temáticas pertinentes ao universo da ginecologia. Dedicado a especialistas e ao público feminino em geral, o canal aborda debates sobre a saúde da mulher.

A criadora do canal é a idealizadora da campanha “saia com saia”, que tem como ênfase o empoderamento feminino e auxilia mulheres a terem maior autonomia na hora de falarem sobre o próprio corpo e sexualidade.

6 – Canal Médico

O universo do YouTube médico traz ainda este canal, que reúne célebres profissionais da esfera acadêmica para promover discussões entre universitários, médicos e cientistas acerca de diferentes temáticas de saúde. Em geral, são publicadas séries de vídeo sobre uma mesma pauta, enriquecendo ainda mais o debate em questão.

7 – Dr. Marco Menelau

O canal deste especialista é mais uma plataforma nichada. Doutor Marco Menelau divulga conteúdos com informações acerca de medicina quântica, saúde integral e psicomedicina.

Bem-estar e qualidade de vida são protagonistas nos vídeos do profissional, que recorrentemente responde a dúvidas de seus espectadores e compartilha conhecimentos com os inscritos.

8 – Bruno Pires

Com quase 100 mil inscritos, o canal do médico Bruno Pires, especialista em endocrinologia, traz valiosas dicas e informações sobre assuntos voltados à obesidade e detalhes de sua rotina como profissional da saúde. Também são frequentes vídeos sobre o mercado da medicina, perspectivas de carreira e especializações, dentre outros.

9 – Medicina É

Com um foco maior para acadêmicos, essa outra opção do vasto universo de YouTube médico traz conteúdos mais educativos, como o “carta ao vestibulando de medicina”, passando até mesmo por vídeos de procedimentos médicos. Seu objetivo é impactar e inspirar desde aqueles que sonham com uma carreira na área até os profissionais mais experientes.

10 – MedCanal

Criado em 2013 por João Paulo Mauler, o MedCanal nasceu quando seu criador foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Medicina da UFJF. Em 2012, Mauler sofreu um ataque cardíaco mesmo sem pertencer a grupos de risco. Sua própria experiência o motivou a se tornar médico para oferecer aos pacientes um atendimento humanizado.

O canal aborda conteúdo médico de excelência, sempre fazendo uso de uma linguagem didática e descontraída para aqueles que desejam aprender mais sobre o universo da saúde.

11 – Dr. Lucas Fustioni

O tricologista Lucas Fustioni é o líder do canal, que traz dicas de saúde. Segundo o especialista, seu desejo em criar a plataforma de vídeos surgiu a partir de sua observação de que o Brasil é, ainda, um país carente de tecnologia médica e informação científica de qualidade para a população.

O profissional garante receber, diariamente, mensagens de agradecimento de seus mais de 2 milhões de inscritos, que relatam a descoberta precoce de doenças graças aos seus conteúdos.

12 – Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

Por fim, encerramos nossa lista com mais um produtor de conteúdo no universo do YouTube médico: Rogério Gozzi, um fisioterapeuta que explica, em vídeos curtos e objetivos, pontos importantes sobre a anatomia humana e tem como público-alvo estudantes e profissionais da saúde em geral.

 

Interessado em entender melhor sobre o marketing médico e diferentes formas de criar conteúdo digital relevante para os seus pacientes? Assine nossa newsletter!