Para fechar, confira as respostas para algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é o trabalho de uma
agência de SEO:
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca, em português) é o nome dado ao conjunto de
estratégias usadas para aumentar a visibilidade de um site nos motores de busca, sendo o Google, o mais popular.Aplicando essas técnicas e melhorando a classificação do seu site nas páginas dos resultados de busca, você consegue mais
tráfego orgânico no seu site, o que naturalmente aumenta as oportunidades de venda.
O que é SEO On-Page?
SEO On-Page são as práticas de SEO feitas dentro do próprio site, como melhorias na qualidade dos conteúdos, além da
otimização de títulos, meta descrições, imagens e URLs. A ideia é garantir que as páginas do seu site sejam facilmente compreendidas pelo algoritmo do Google, fazendo com que elas conquistem melhores posições nos resultados de busca.
O que é SEO Off-Page?
O SEO Off-Page, por sua vez, engloba todas as ações feitas fora do seu site para melhorar o posicionamento. Algumas das estratégias incluem
conseguir backlinks de sites com autoridade e a promoção do seu conteúdo nas redes sociais.Essas práticas ajudam a aumentar a confiança do seu site aos olhos dos motores de busca, melhorando o seu ranqueamento.
O que é SEO Local?
O SEO Local é uma estratégia que otimiza seu site para que ele alcance melhores posições nos resultados de busca dos usuários que estão em
alguma região geográfica específica.Essa estratégia é extremamente importante para negócios que atendem a uma área específica, tais como lojas físicas, restaurantes ou serviços
locais, já que ajuda a garantir que quem mora perto os encontre com facilidade.
Quando terei resultados com meu projeto?
A ansiedade para ver resultados substanciais é natural, mas é importante saber que o tempo para isso varia bastante. Nichos mais competitivos acabam demandando mais tempo e esforços para conseguir boas posições no Google, com os resultados sempre dependendo do orçamento investido para a estratégia, além do tipo de conteúdo e táticas de SEO que foram implementadas.Por isso, é importante que, durante o planejamento, seja realizado um estudo de mercado para entender as dificuldades dos cenários.
SEO é indicado para quais nichos?
Todos! Qualquer nicho pode e deve se beneficiar do trabalho de uma agência de SEO, desde e-commerces até serviços locais ou profissionais.
Porém, é importante ressaltar que cada ramo, como saúde, educação ou tecnologia, exige uma abordagem específica.A chave é contratar uma empresa confiável que consiga aplicar as estratégias de SEO de acordo com as necessidades do público e da própria
empresa, independentemente do nicho.
SEO é apenas para grandes empresas?
Não, o SEO é para empresas de todos os portes! Muitas das empresas que hoje são gigantes, só são famosas porque investiram em SEO lá no
começo. É claro que existem algumas diferenças, como agressividade das abordagens e investimentos, mas as pequenas empresas também se beneficiam dessas estratégias, principalmente para atrair tráfego qualificado em longo prazo, sem precisar depender tanto de investimentos em publicidade paga por muito tempo.
É necessário desenvolver um novo website para meu negócio ou posso continuar com o meu atual?
Depende. Muitas vezes é possível continuar com o seu site atual, desde que ele atenda às melhores práticas de usabilidade e SEO.
O que importa mesmo é que a plataforma seja rápida, responsiva e adaptada para oferecer uma boa experiência para os visitantes, além de seguir algumas regras básicas de SEO On-Page.