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Remarketing no Google Ads: o que é e como criar

18 de setembro de 2023 |
Dardo em um alvo. Imagem ilustrativa.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça a estratégia que mostra a sua marca mais de uma vez para leads altamente qualificados

Campanhas de remarketing no Google Ads são parte importante de uma estratégia de conteúdo online. Através delas, é possível atingir pessoas que já demonstraram interesse na sua marca e impactá-las novamente, aumentando as chances de venda.

Essa é uma possibilidade de se manter presente na vida do cliente que ainda não converteu, mas que pode continuar pensando no assunto e considerar a sua marca no momento da tomada de decisão. Entenda como a estratégia pode impactar positivamente os seus negócios.

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O que é remarketing?

Quando usuários já estiveram presentes no seu site, eles já demonstraram interesse e se transformaram em leads. Os benefícios do remarketing no Google Ads são grandes, porque através dele é possível impactar novamente esses usuários, engajando mais de uma vez quem já demonstrou interesse no seu produto.

Dessa forma, usuários que tenham interagido com o seu site e não converteram serão impactados mais vezes por anúncios da sua marca, sempre em diferentes lugares, formatos e relacionados ao que já foi buscado.

Como funciona o remarketing no Google Ads?

Ao entrar em um site do anúncio no Google, o usuário fica marcado graças ao uso do cookie, que é armazenado no dispositivo. Isso faz com que o mecanismo de busca consiga identificar o interesse daquele usuário no produto e, consequentemente, mostre mais anúncios relacionados àquele clique.

Além do Google, rede de display, YouTube e páginas de resultados também poderão exibir o anúncio de remarketing do Google Ads. Essa estratégia de rastreamento faz com que o usuário seja impactado várias vezes por novos anúncios como aquele, geralmente dentro de um intervalo de até 30 dias.

Em geral, podemos resumir a estratégia de remarketing do Google Ads em quatro passos:

  • Coleta dos dados de quem acessa o site;
  • Criação das listas de remarketing;
  • Configuração de anúncios personalizados;
  • Segmentação do público.

Remarketing na rede de Display

Este é o formato mais adequado para anunciantes que buscam variedade de conteúdo e anúncios mais atrativos. Com a Rede de Display, é possível selecionar quais serão as páginas ou sites que receberão o seu anúncio. Com a segmentação adequada da campanha e bom uso de palavras-chave, o resultado costuma ser satisfatório.

Remarketing na rede de Pesquisa

A campanha de remarketing do Google Ads da rede de pesquisa acontece quando se busca um termo e, ao lado dos resultados do Google, surgem produtos ou serviços relacionados àquele termo. Através dessa relação de relevância das palavras e frases utilizadas pelo usuário, a campanha de rede de pesquisa consegue atingir usuários de forma mais assertiva.

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Como criar uma campanha de remarketing no Google Ads?

Na prática, a ferramenta de remarketing do Google Ads é de uso simples e intuitivo. Antes de iniciar a campanha, é preciso entender qual será o investimento, escolher o tipo de lance que será utilizado e, então, criar um grupo com as listas de remarketing. Confira o passo a passo simplificado:

Crise a lista personalizada

Após acessar o Google Ads, escolha a opção “Biblioteca Compartilhada” no menu lateral e acesse a alternativa “públicos-alvo”. A partir disso, crie a lista que vai alimentar a sua campanha de acordo com as visitas ao seu site.

Lance a campanha

Com a lista personalizada pronta, é o momento de criar a campanha com os anúncios já direcionados ao público específico que foi determinado.

Insira o orçamento diário

A ação de remarketing do Google Ads precisa contar com um orçamento diário limite para que o ROI – Retorno Sobre Investimento, em livre tradução – seja o mais adequado possível.

Crie o anúncio

Com toda a estratégia já traçada, é a hora de promover o anúncio. Para campanhas de remarketing, o ideal que sejam escolhidas campanhas de banners.

O que considerar ao criar uma estratégia de remarketing?

Para ser bem elaborada, a campanha de remarketing precisa contar com algumas estratégias, como a escolha de anúncios personalizados, a determinação do público que será impactado e constantes melhorias feitas com os resultados de teste A/B.

Também é importante que a campanha de remarketing do Google Ads considere o número total de impactos que cada usuário terá durante o projeto. O ideal é que essa ação aconteça por pelo menos três vezes no período da campanha, garantindo uma maior taxa de sucesso ao projeto de marketing digital.

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