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Por que combinar SEO e Links Patrocinados na sua estratégia de marketing digital?

17 de março de 2017 |
seo e PPC
(Banco de imagens: Shutterstock)

Hoje, é fundamental que as empresas tenham uma presença online relevante. Uma vez definida a necessidade de divulgar o seu negócio online, o profissional de Marketing possui algumas opções dentro das inúmeras soluções do marketing digital.

Nesse artigo, vamos abordar duas soluções que trabalham muito bem simultaneamente. Estou falando do SEO e Links Patrocinados, que basicamente trabalham com o objetivo de aumentar o tráfego do site e também, a visibilidade das empresas.

Criar bons conteúdos, fazer uma pesquisa de palavras-chave, otimizar o conteúdo do site, fazem parte de uma boa estratégia das soluções do marketing digital.

Se você ainda possui dúvidas quanto às principais diferenças entre SEO e Links Patrocinados, vale a leitura desse artigo. Selecionamos, além de ambos os conceitos, direcionamentos sobre como utilizá-los de forma combinada em suas estratégias de Marketing, bem como métodos de análise de resultados realmente eficazes.

Links Patrocinados x SEO: qual a diferença?

SEO vs PPC

Podemos citar o prazo para obtenção de resultados como a principal diferença entre os Links Patrocinados e o SEO.

Enquanto no SEO (Search Engine Optimization) o trabalho é um pouco mais árduo e requer planejamentos e resultados a longo prazo, os Links Patrocinados oferecem resultados quase que imediatos. Para que você entenda melhor, falaremos a seguir uma descrição sobre as duas estratégias.

Os projetos de SEO têm como intuito principal trazer visitantes orgânicos ao seu site. Visitantes orgânicos são aqueles que encontram o seu produto, empresa ou serviço através os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Ou seja, quanto melhor ranqueado é o seu site, maiores são as chances de ele ser encontrado pelos usuários interessados naquele nicho.

E é aí que está a chave do sucesso: as páginas otimizadas, com foco no usuário, sempre atualizadas e com conteúdos de valor são os preferidos do Google. Projetos focados de SEO exigem dedicação e tempo. Dificilmente será possível ranquear o seu site para as primeiras posições do Google em menos de 6 meses de trabalho.

Links Patrocinados são estratégias da publicidade online. São anúncios pagos, que tem como principal objetivo aumentar o tráfego do seu site e também, aumentar o número de conversões. Essa estratégia fará com que você tenha destaque quando a sua palavra-chave for pesquisada. Uma vez que a sua estratégia estiver definida e testada, os resultados irão aparecer em um curto período de tempo.

Hoje, a ferramenta mais utilizada para viabilizar a campanha de Links Patrocinados é o Google Adwords. Uma ferramenta de anúncios, que faz a divulgação da sua marca através das palavras-chave selecionadas no início da campanha.

Como combinar estratégias de SEO e Links Patrocinados?

Mesmo se tratando de estratégias diferenciadas — já que uma é totalmente gratuita e outra exige investimento em anúncios direcionados — é possível combinar SEO e Links Patrocinados de forma efetiva, obtendo ainda mais sucesso para o projeto. Vale lembrar que enquanto uma boa estratégia de SEO pode ser operacionalizada gratuitamente com um alto nível de dedicação, utilizar a gestão de campanhas de links patrocinados tem custo, mas os esforços em sua operacionalização são relativamente menores. A grande sacada é caminhar simultaneamente pelos dois trajetos, de modo que você atraia visitantes para o seu site. A seguir 3 maneiras de combinar as estratégias.

       1.Buscar as palavras-chaves mais relevantes para o nicho

A pesquisa de palavras-chave é de extrema importância. Elas são responsáveis pelo aumento do tráfego no seu site. Por isso, escolha os principais termos para o seu segmento, tomando cuidado com termos muito genéricos, eles possuem alto índice de busca mas nem sempre são termos relevantes.

As palavras-chaves são utilizadas tanto para SEO quanto para Links Patrocinados.

      2. Utilizar Links Patrocinados + Busca Orgânica

Sites que são bem posicionados nos mecanismos de busca (especialmente nas três primeiras posições ou, no máximo, ao longo da primeira página), são os que mais recebem cliques. Para que o site seja visto por todos, de forma imediata, vale o investimento nos Links Patrocinados.

Para que ao longo do tempo esta escolha não custe tanto ao bolso da empresa, é essencial trabalhar de forma simultânea com a estratégia de SEO, visando o melhor ranqueamento do site. Após alguns meses é possível posicionar bem o seu conteúdo, reduzindo os custos com Links Patrocinados e, muitas vezes, conquistando resultados ainda melhores.

3. Conhecer a concorrência

Como sabemos, a cada dia surgem novos negócios relacionados ao seu nicho de atuação. Manter-se ligado nestas novidades é indispensável para o sucesso das estratégias de Marketing.

Existem algumas formas simples e eficazes de ter acesso à essas informações, você pode acompanhá-las através dos relatórios disponibilizados pelo Google Adwords, identificar novos anúncios pagos ao realizar uma busca ou, até mesmo, analisando os resultados orgânicos para determinado nicho.

Como mensurar resultados em ambas as estratégias?

Como todos já devem sabem, uma das maiores vantagens do marketing digital é poder mensurar todos os resultados obtidos e saber se a estratégia aplicada está agindo conforme o esperado.

A mensuração desses resultados é feita através de ferramentas específicas. Para Links Patrocinados, o próprio Google Adwords faz o monitoramento dos resultados através de relatórios detalhados. Já para o SEO, a melhor forma de mesurar resultados é acompanhar se a posição do seu site vem subindo nas pesquisas do Google. Existem ferramentas que mostram a relevância do seu site, quantos sites externos estão apontando para o seu site. Esse quesito também influencia muito no posicionamento orgânico do seu site.

Apostar em uma boa combinação entre as estratégias de SEO e Links Patrocinados tem total relevância no processo de compra do cliente. Cabe ao profissional de marketing digital saber analisar os caminhos que ofereçam o melhor custo benefício para a empresa mas que, prioritariamente, tragam os melhores resultados.