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O que é SEO?

8 de dezembro de 2019 |
O que é SEO
(Banco de imagens: Shutterstock)

Muitos negócios dos mais variados portes e segmentos têm optado pela internet para promover seus serviços e/ou produtos. Na hora de construírem o site, é comum esses empresários se depararem com a seguinte questão: o que é SEO?

No ambiente digital é preciso usar o site além da lógica do “cartão de visitas”. Isso porque ter uma página na internet não garante superioridade aos concorrentes por si só. Para que esse espaço realmente consiga atrair clientes em potencial é necessário conhecer o conceito de SEO e utilizar esse conhecimento para ficar bem posicionado na busca do Google.

Confira a seguir o que é a otimização para motores de busca e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

O que é SEO e para que serve?

O termo SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization — ou “otimização para motores de busca” na tradução para o português. Trata-se de um processo que ajuda a ferramenta de busca a compreender melhor a importância de uma página e possa posicioná-la melhor nos buscadores como o Google, por exemplo.

Para entender o que é SEO é fundamental conhecer seu funcionamento. Quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet ela usa termos ou frases específicas para obter a resposta que deseja. Nas estratégias de SEO, esses termos são chamados de palavras-chave.

Exemplificando: uma pessoa interessada em saber mais sobre marketing digital pode fazer uma procura no Google com os termos “O que é LinkedIn?”, “Para que serve o LinkedIn?” ou somente “LinkedIn”. Quando a empresa compreende o que é SEO e adota boas práticas, a página fica bem posicionada nos buscadores para as palavras-chave de interesse para o negócio e aparece diretamente ao interessado.

É importante ressaltar que o SEO não é uma prática infalível. Portanto, para que o site obtenha um desempenho expressivo é essencial utilizar as práticas certas de maneira regular e constante.

SEO: quais são os critérios de ranqueamento?

Após aprender o que é SEO é necessário conhecer os critérios de ranqueamento para conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Esses critérios auxiliam os motores de busca a rastrear, indexar e entender o conteúdo de um site para definir seu posicionamento.

O Google utiliza diversos fatores para estabelecer a ordem que os sites aparecerão em uma pesquisa, sendo que cada um deles exerce um papel determinante. O Google nunca revelou quantos são esses fatores e filtros. No entanto, segundo Matt Cutts, líder do time de Web Spam do Google, esse número é superior a 100.

A otimização dos motores de busca pode ser dividida em fatores internos (SEO On-Page) e externos (SEO Off-Page). São esses fatores que pontuam as páginas dos sites para que seja determinada sua relevância e das palavras-chave relacionadas a elas. Saiba mais sobre cada um dos fatores a seguir:

Fatores internos

Os fatores internos estão relacionados ao site em si, abrangendo os seguintes aspectos:

  • Meta tags;
  • Linkagem interna;
  • Otimização de URLs;
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Título e meta description das páginas;
  • Experiência do usuário no site (user experience);
  • Utilização correta da linguagem HTML, que é utilizado para construir páginas da web;
  • Utilização das palavras-chave, que precisam estar em concordância com o conteúdo da página.

Fatores externos

Os fatores externos são uma análise feita para ver como os outros sites se relacionam entre si, com base na quantidade de links apontados para os sites e seus conteúdos. Os aspectos verificados são:

  • Taxa de aquisição de links;
  • Inexistência de links quebrados;
  • Variedade dos links que direcionam para o site;
  • Quantidade e qualidade dos links de entrada (inbound links);
  • Compatibilidade de conteúdos, ou seja, se o conteúdo linkado e linkante falam sobre o mesmo tema.

Como aplicar o SEO na prática?

Mesmo conhecendo o que é SEO e sua importância para destacar os negócios, a prática deve ser cautelosa e moderada. O excesso das técnicas de SEO pode deixar a qualidade de lado, acarretando punições que podem resultar em perdas de posições no Google e até mesmo a exclusão do site.

Tendo isso em mente, as dicas básicas para aplicar SEO são:

  • Pensar em como um possível cliente ou leitor para o seu site buscaria por seus produtos ou serviços usando determinados termos. Por exemplo: uma loja de perfumes usaria as palavras-chave: perfumes delicados, perfumes para mulher, fragrâncias masculinas, perfumaria em São Paulo, entre outras;
  • Usar palavras-chave que fortaleçam a busca no Google, ajudando no posicionamento;
  • Criar conteúdos de qualidade para o site, colocando as palavras-chave no conteúdo e no título;
  • Estabelecer parceria com sites similares ao da empresa, aumentando a possibilidade de ganhar links externos para o site.

Entender o que é SEO é de extrema importância para melhorar a visibilidade do site nas buscas orgânicas, gerando um tráfego maior para o site e mais chances de conquistar leads qualificados. Caso queira saber como adotar a técnica na sua empresa, entre em contato conosco.