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Como ter infinitas ideias para criação de conteúdo?

3 de agosto de 2023 |
Caderno com caneta e uma lâmpada ligada ao lado. Ambos em cima de uma mesa de madeira.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Existem diversas ferramentas e estratégias que auxiliam a ter ideias para criação de conteúdo relevante e frequente

O marketing de conteúdo é uma importante estratégia para empresas que desejam atrair, envolver e converter seu público-alvo. A ideia é criar e distribuir conteúdos úteis, informativos e educacionais, de modo a construir um relacionamento de confiança com os consumidores e posicionar-se como autoridade no assunto.

Um dos principais desafios de quem investe neste tipo de marketing consiste em encontrar ideias para criação de conteúdo, especialmente quando alguns dos principais assuntos de sua área de atuação já foram explorados. Este tipo de bloqueio criativo é perfeitamente normal, e pode ser facilmente contornado a partir de estratégias específicas. Entenda melhor a seguir:

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Como ter ideias para criação de conteúdo?

Uma das principais dicas para ter ideias para criação de conteúdo é manter-se sempre atualizado. Para isso, basta separar um tempo do dia para verificar o que está acontecendo nas redes sociais e os principais assuntos que estão repercutindo na mídia e no mercado.

Outra dica bastante eficaz para ter diversas ideias para criação de conteúdo é usar o Google Trends, uma ferramenta que mostra os principais termos de pesquisa dos últimos dias. A plataforma também aponta tendências de busca no mundo todo e permite o uso de filtros por região, palavra-chave e idioma.

Outras dicas que podem ser bastante úteis para ter ideias de criação de conteúdo são:

  • Use seus seguidores como fonte: abra caixinhas de perguntas e pergunte diretamente sobre os assuntos que eles gostariam de saber;
  • Tenha guardado alguns conteúdos “coringa”, como mensagens de motivação ou dicas rápidas, que podem ser usadas quando você estiver sem ideias;
  • Acompanhe as principais referências do mercado;
  • Recicle suas principais ideias de conteúdo;
  • Crie uma série de conteúdos sobre o mesmo tema;
  • Fique de olho nas datas comemorativas.

Além disso, há diversas ferramentas que ajudam a ter mais ideias de criação de conteúdo, tais como:

  • Planejador de palavras-chave do Google;
  • Answer the Public: ferramenta em que você insere uma palavra-chave principal e, a partir dela, são mostradas diversas outras possibilidades relacionadas ao tema. É possível ter centenas de ideias para criação de conteúdo a partir de um único termo;
  • Ubersuggest: permite a identificação dos assuntos mais procurados na internet, bem como avaliar os sites dos seus concorrentes, de modo a entender o que gera maior interesse do público.

Além disso, o próprio Google pode ser um excelente aliado para sua produção de conteúdo. Isso porque a plataforma apresenta pesquisas relacionadas a um determinado termo, bem como perguntas frequentes dos usuários e quais sites estão bem posicionados em relação ao termo pesquisado. Com base nessas informações, é possível ter inúmeras ideias para criação de conteúdo.

O que é um conteúdo relevante?

Um conteúdo relevante é aquele que atende às necessidades e interesses do público, fornecendo valor e soluções a ele. Trata-se, portanto, de um tipo de conteúdo que é útil, interessante e significativo para os clientes em potencial de uma marca ou empresa, o que pode variar bastante de acordo com o contexto e tipo de público-alvo.

Em geral, para ter ideias para criação de conteúdo relevante, é necessário:

  • Responder às principais perguntas e necessidades do público;
  • Ser um tema atual;
  • Oferecer valor único;
  • Ser autêntico e genuíno;
  • Estar bem apresentado e acessível;
  • Ser direcionado ao público certo.

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Por que um conteúdo relevante é importante?

Ter ideias para criação de conteúdo relevante é importante para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, trazendo benefícios como:

  • Atração e engajamento do público;
  • Construção de um relacionamento de confiança;
  • Posicionamento como autoridade em sua área de atuação;
  • Tornar-se referência no mercado;
  • Geração de leads qualificados;
  • Maior alcance social;
  • Fidelização e retenção de clientes.

Por fim, vale lembrar que a constância também é importante para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione. Portanto, planeje seus conteúdos de modo que eles sejam publicados de maneira frequente e regular.