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Planejador de palavras-chave do Google: como usar?

11 de setembro de 2023 |
Tela de um celular com o logo do Google Ads.
(Banco de imagens: Shutterstock)

O passo a passo para aproveitar essa ferramenta na sua estratégia de comunicação

Através do planejador de palavras-chave do Google Ads, é possível criar campanhas mais assertivas, baseadas em pesquisas e que ajudam a sua empresa a alcançar o público certo.

Entenda como você pode aproveitar o planejador de palavras-chave do Google Ads na sua estratégia de comunicação e alavancar os seus negócios através da comunicação digital.

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O que é um planejador de palavras-chave?

O uso do planejador de palavras-chave do Google é importante para traçar uma estratégia eficaz de anúncios. Com essa ferramenta, o profissional que estrutura a campanha consegue descobrir e organizar os melhores termos e palavras para o desenvolvimento de campanhas.

Com isso, é possível determinar os melhores termos relacionados ao negócio e atingir os consumidores em potencial quando eles buscam por soluções que a sua empresa oferece. Algumas das funcionalidades importantes do planejador de palavras-chave do Google são:

  • Frequência: mostra a regularidade com que os termos são pesquisados;
  • Estimativa de lance: simula a quantia média do CPC de acordo com as palavras-chave escolhidas;
  • Concorrência: mostra o número de anunciantes utilizando as mesmas palavras-chaves;
  • Segmentação geográfica: ajuda o anúncio a chegar até as pessoas que estejam nas imediações da sua empresa.

Como usar o planejador de palavras-chave do Google?

Operar um planejamento de palavras-chave do Google Ads pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Para tanto, elaboramos um passo a passo com apontamentos pertinentes para que a execução dessa estratégia seja feita da melhor maneira possível, evitando desperdício de tempo e de recursos. Confira abaixo.

Como acessar a conta do Google Ads

Em primeiro lugar, é necessário entrar no site do Google Ads. Na sequência, deve-se clicar na opção “começar agora’’. Caso você já possua uma conta ativa, acesse a sua. Caso contrário, este é o momento para criar a sua conta.

Acessar a ferramenta

Ao acessar o Google Ads, é necessário criar uma campanha antes de acessar o Planejador de Palavras-chave. Isso ocorre porque não é possível utilizar a ferramenta sem criar uma campanha, mas é importante ressaltar que não é obrigatório finalizar sua veiculação.

É possível fazer apenas uma simulação e, se desejado, pausar ou não veicular a campanha criada, permitindo assim o acesso ao Planejador de Palavras-chave para realizar pesquisas e planejar a estratégia de palavras-chave sem a necessidade de efetivar a campanha de publicidade.

Na sequência, é hora de preencher os campos solicitados e selecionar o pagamento por boleto bancário. Na sequência, acesse a aba “Ferramentas e Configuração’’ e, depois, “Planejador de palavras-chave.’’

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Realizar uma consulta na ferramenta

Já com o acesso ao planejador de palavras-chave do Google Ads, chegou o momento de iniciar a pesquisa. Selecione a primeira opção para encontrar novas palavras-chave e entender o quanto elas são buscadas. Para mais assertividade durante a busca, siga algumas dessas dicas:

  • Escolha as localidades de consulta;
  • Seja específico na busca e pense como o seu público buscaria;
  • Inclua as palavras-chave negativas para evitar equívocos na consulta;
  • Prefira termos de baixa a médio CPC (custo por clique), para aproveitar palavras menos disputadas;
  • Aproveite os filtros do Planejador para buscas ainda mais detalhadas.

Como analisar os resultados

Três pontos devem ser analisados quando os resultados do planejador de palavras-chave do Google Ads aparecerem:

  • Média de pesquisas mensais: o quanto aquela palavra-chave foi buscada nos últimos doze anos, indicando a sua relevância;
  • Concorrência: releva a quantidade de anunciantes que também exibem anúncios para aquela palavra-chave;
  • Lance sugerido: considere os custos por clique que os concorrentes estão pagando para aquela palavra.

Quais palavras-chave utilizar

Após avaliar os resultados da pesquisa, selecione cuidadosamente as palavras-chave que serão utilizadas no seu anúncio. É fundamental prestar atenção ao conteúdo do anúncio para garantir que, quando os usuários pesquisarem por essas palavras-chave no Google, encontrem e sejam impactados pelo seu impulsionamento.

A escolha adequada das palavras-chave é essencial para alcançar o público certo e aumentar a relevância do seu anúncio, maximizando assim os resultados da campanha de marketing digital. É importante se lembrar de que a verba destinada ao anúncio precisa ser bem utilizada; por isso, o ideal é utilizar entre 5 a 20 palavras por anúncio.

Quais os benefícios de utilizar o planejador de palavras-chave do Google Ads?

Com a ferramenta do Planejador de Palavras-chave do Google Ads, é possível encontrar os melhores termos com base em várias métricas importantes. Essa plataforma oferece estimativas do número de vezes em que as palavras-chave são buscadas, bem como o custo estimado para investir nessas expressões. Além disso, ela fornece uma avaliação da concorrência, permitindo identificar como outros anunciantes estão utilizando essas palavras-chave.

Essas informações são valiosas para otimizar a estratégia de marketing digital, permitindo selecionar palavras-chave relevantes e com alto potencial de conversão. Ao escolher aquelas que forem mais adequadas, é possível aumentar a visibilidade do seu anúncio, alcançar o público certo e gerar maiores taxas de conversão.

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