Marketing

Celular é o principal meio de acesso à internet nos lares

Sabe aquela imagem típica quando falamos de acessos a multi-telas, cada um no seu dispositivo? O IBGE divulgou uma pesquisa onde o celular tornou-se oficialmente o principal dispositivo utilizado para acesso a internet nas residências brasileiras.

Consumidor multi-tela

Em 80,4% dos lares, o acesso é feito por dispositivo móvel, conforme mostra a pesquisa, valores em %:

Acesso por Dispositivo nos lares brasileiros

Além da média de acesso à internet em celulares em casas ter ultrapassado o uso de computadores, é interessante observar a diferente utilização por região no Brasil:

acesso por região

Um comportamento bem interessante a considerar é a preferência pela utilização a celulares do que computadores nas regiões Norte e Nordeste, é o tipo de informação que pode levar a uma mudança estratégica no direcionamento de uma campanha de marketing regional.

Faixa etária dos usuários da internet

Em 2014, mais da metade da população usou a internet pelo menos uma vez, foram cerca de 95,4 milhões de pessoas que se conectaram.

 

Dados interessantes da pesquisa

Em 2014, pela primeira vez, mais da metade (52,5%) da população rural com 10 anos ou mais de idade tinha celular. Nas áreas urbanas, esse percentual chegou a 82,3%.
O maior percentual de domicílios com acesso à Internet era entre aqueles acima de 5 salários mínimos (88,9%) e o menor (25,3%) era entre os domicílios com rendimento inferior a ¼ do salário mínimo.
Dos 36,8 milhões de domicílios com acesso à Internet, 0,8% possuíam só a conexão discada e 99,2%, a conexão em banda larga.
Os grupos mais jovens tinham os maiores percentuais de utilização da Internet, com predomínio no grupo de 15 a 17 anos (81,8%) de idade.
Em 2014, entre os estudantes da rede pública, 73,3% (19,9 milhões) utilizavam a Internet. Na rede privada, 97,2% deles (9,1 milhões) utilizavam a Internet.
11,1 milhões de domicílios do país tinham tablet em 2014
77,9% da população com 10 anos ou mais de idade tinham celular em 2014
Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *